“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Deus Unico e Verdadeiro

Neste domingo as crianças aprenderam a história do profeta Elias, Rei Acabe e os 450 profetas de Baal.
Realizamos um teatro, e as crianças  entenderam quem é o verdadeiro Deus, foi uma bênção, tivemos 49 crianças, todas se divertiram bastante nas oficina, teve oficina de brinquedos, oficina de pintura, teve muitas brincadeiras, dinâmicas e brincadeira das latinhas. A brincadeira das latinhas foi um desafio, lógico que a turminha deu conta do recado e se saíram muito bem.
Tivemos muito louvor e adoração, e as crianças lembraram da tragédia do Rio e oramos por todas as famílias, em especial para as crianças orfa.
No teatro houve um momento, que as crianças nos supreenderam, foi quando o rei Acabe entrou e pediu para as crianças serem os 450 profetas de Baal, as crianças não gostaram da idéia e começaram a vaiar Rei Acabe. Já o prefeta Elias todos se alegraram quando ele falava, pareçe que as crianças levaram bem a serio, essa disputa, e glória a Deus por isso, pois o objetivo da primeira lição, é justamente reconhecer que Deus é Unico e Verdadeiro e Senhor das nossas vidas

Mas o Senhor é verdadeiramente Deus; Ele é o Deus vivo e o Rei eterno
Jeremias 10:10

Teatro:

História Biblíca: Elias: I Reis 18: 16 - 45

(Elias inicia o teatro no canto da sala orando)
COMUNICADOR: Havia um grupo de pessoas chamado israelistas. Estas pessoas eram o povo escolhido de Deus e Deus queria que seu povo o adorasse e obedecesse aos seus mandamentos. Mas o rei deste povo era mau.
ACABE: Eu sou o rei de Israel. Meu nome é Acabe. Mando em tudo e todos vocês devem saber de uma coisa, o meu deus é baal e todos aqui devem adorar a ele.
COMUNICADOR: este rei não obedecia ao  Deus verdadeiro de jeito nenhum e adorava a baal. E isso fez com que Deus ficasse muito triste.
Então um dia quando Elias orava, Deus disse a ele:
DEUS: (apenas voz) Meu filho Elias, você é um servo bom e obediente a mim. Tenho uma missão para você. Deverá ir até o rei Acabe e dizer a ele que pare de adorar falsos deuses, pois isto tem me deixado muito triste.
ELIAS: Claro Senhor farei a tua vontade, vou falar com o rei Acabe.( Elias vai ao encontro de Acabe). Deus mandou te dizer que não deve adorar falsos deuses.
ACABE: És tu Elias. O que tu queres? Você tem deixado o povo confuso, pois assim não sabem, mas quem adorar, você tem perturbado o meu povo e se você sabe eu sou o rei deste povo e todos devem adorar ao meu deus  baal.
ELIAS: Eu não tenho confundido a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixaste os mandamentos do Senhor e seguiste a baal.
ACABE: O que você está dizendo, você esta me desafiando, é isso?
ELIAS: Sim! E agora o desafio está lançado, pois somente o Deus Altíssimo poderá vencer a batalha que acontecerá em breve, afinal de contas chegou a hora do povo de Israel saber quem é o Deus Único e Verdadeiro.
ACABE: Tudo bem eu aceito o desafio.
(Elias sai de cena)
COMUNICADOR: Só tem um pequeno probleminha rei Acabe.
ACABE: (gritando) Que problema? Não tem nenhum problema aqui? Porque eu sou o rei de Israel.
COMUNICADOR: Bem na verdade esta faltando os 450 profetas de baal.
ACABE: Hum ! É verdade (olha para trás e não vê ninguém. Chama as crianças que estam no corredor). Hei crianças vocês serão os 450 profetas de baal, então ao meu sinal todo vocês começam a bater o pé como se estivessem caminhando, vamos treinar... parabéns vocês estão ótimos !! Agora vamos treinar as palmas ... mais forte ... Parabéns estão ótimos !! Agora uma palavra : Queima! Queima! Parabéns estão ótimos. (Sai o rei Acabe e os 450 profetas).
COMUNICADOR: Então chegou o momento mais esperado nessa disputa, todos tinha marcado um encontro no Monte Carmelo. Então crianças quem vocês acham que vai ganhar o rei Acabe e os 450 profetas de baal ou o profeta Elias?
- Entrem então:
ACABE: (entra Acabe) Vamos profetas comecem a bater o pé no chão fazendo barulho.
COMUNICADOR: Entre profeta Elias.
ELIAS: Até quando o povo de Israel ficará entre dois pensamentos. Se o Senhor for  Deus então deverá segui-lo, mas se baal for Deus então deverá segui-lo.
Portanto faremos aqui um altar de oferta ao Deus verdadeiro, e cada um colocará seu novilho e vocês invocarão o nome do vosso deus baal, e eu invocarei o nome do Senhor Deus, e há de ser que o verdadeiro Deus responderá por meio de fogo e acenderá o altar queimando a oferta.
ACABE: Chega de papo, eu vou começar... (então Acabe prepara o altar e começa a dizer.. Queima ! Queima!... Vamos profetas ( repetir várias vezes até as crianças ficarem casadas...)
ELIAS: Gritem mais alto, vai ver este deus resolveu tirar um cochilo (zombando de Acabe).
ACABE: (Fica com raiva e começa a gritar mais alto, parecendo um louco desvairado..)Queima ! Queima!
COMUNICADOR: Rei Acabe o tempo está passando daqui pouco o culto vai acabar, as crianças nem tomaram lanchinho, ainda, agora é a vez do profeta Elias .
ELIAS: (Elias tome doze pedras)
- Aqui estão as 12 pedras conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor. Israel será teu nome.
ORAÇÃO DE ELIAS AJOELHADO: Ó senhor Deus de Abrãao de Isaque e de Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas essas coisas. Responde-me Senhor, para que este povo conheça que tu ES o Senhor Deus.
COMUNICADOR: Então veio fogo e consumiu o altar.
Diante da visão do fogo queimando o altar, o rei Acabe e os 450 profetas de Baal círam com seus rostos em terra e gritaram:
- SÓ O SENHOR É DEUS! SÓ O SENHOR É DEUS! - SÓ O SENHOR É DEUS! SÓ O SENHOR É DEUS!
Vamos crianças todos dizendo: - SÓ O SENHOR É DEUS! SÓ O SENHOR É DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário